Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu está localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira, possuindo uma área de 11 km², tendo sido oficialmente criado no ano de 1998.

O parque abriga trilhas, aproximadamente 14 poços e cachoeiras abertas para uso recreativo. Um belo local para caminhadas, trilhas, rapel, banhos e muito mais.

O Parque Municipal de Nova Iguaçu é um importante remanescente da Mata Atlântica onde se destacam vários exemplos da flora e fauna da região, bem como, um patrimônio científico que expõe as estruturas subterrâneas abaixo de vulcão tal como condutos subvulcânicos.

O Parque ainda abriga valores históricos e culturais como a sede da Fazenda Dona Eugênia (conhecida atualmente como casarão, construído no final do século XIX, as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até meados da década de 1960, que já indicava a vocação para lazer na natureza da área; e o Quilombo, área de ocupação quilombola perto da pedra da Contenda.

COMO CHEGAR

O acesso mais fácil ao parque é pela Estrada da Cachoeira ao longo do Rio Dona Eugênia em Mesquita.

Um ponto de referência para chegar ao parque é partindo da estação de trem Presidente Juscelino pelo lado da av. Feliciano Sodré.

Entre na Rua Porto Alegre continuando pela Rua Sergipe. Prossiga até o Rio Dona Eugênia, onde se deve cruzar a 1ª ponte e entrar a direita. Siga ao lado do rio, passando em frente ao Abrigo Irmã Catarina, até a 2ª ponte. Atravesse-a e pegue uma estrada de terra a esquerda (a Estrada da Cachoeira). Siga em frente e em aproximadamente 1,5 km chegará a guarita do Parque.

entrada_parque

ATRATIVOS

Um dos atrativos mais visitados do parque é o Caminho das Águas que se inicia já logo na entrada do parque na Represa Epaminondas Ramos.

O Caminho das Águas é um roteiro segue o curso d’água do rio Dona Eugênia, passando pela represa, diversos poços, alguns atrativos históricos como o Casarão da Fazenda Dona Eugênia e por fim a cachoeira Véu de Noiva.

Segue a descrição de alguns dos atrativos.

Represa Epaminondas Ramos

A represa, que outrora já foi usada para abastecimento da região, atualmente está desativada para fins de abastecimento e o banho no local também não é permitido.

represa

Poço das Cobras

Não se assuste, apesar de na natureza ser sempre possível encontrar alguma, este é apenas o nome de um dos poços poços mais frequentados do parque. No local há uma grande queda d’água de quase 6 metros de altura em uma espaçosa piscina natural.

poco_cobras

Casarão

O Casarão foi a sede da fazenda Dona Eugênia, é a casa mais antiga do município de Nova Iguaçu. Com estilo colonial, reduta do século XIX e foi construída com as tecnologias de taipa de pilão e pau a pique. A casa serviu também para a produção de aguardente.

Próximo ao Casarão, é possível acessar a trilha Pau Pereira.

casarao

Cachoeira Véu da Noiva

É a maior queda d’água do parque com 55 metros de altura, um dos principais e mais bonitos dos atrativos do roteiro do Caminho das Águas pela extensão do rio Dona Eugênia.

Existem grampos fixados nesta cachoeira para prática de rapel, porém é necessário solicitar autorização na administração do parque.

veu_noiva

Pedreira São José

O local conta com uma vasta área de gramado e um paredão de pedra com aproximadamente 40 metros de altura onde é possível a realização da prática de rapel mediante prévia autorização obtida na administração do parque.

O local é excelente para encontro de grupos, para brincadeiras ou piquenique, tendo ainda banheiro público próximo ao local.

Próximo ao paredão começa a Trilha da Varginha que possui um pouco mais de 2Km de caminhada em meio a uma bela paisagem onde se pode aproveitar para conhecer algumas das rochas do Complexo Vulcânico de Nova Iguaçu além de contemplar belos mirantes.

pedreira

VÍDEOS

FOTOS

paredaopocovarginha

LINKS

Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=16246125

Facebook: https://www.facebook.com/parquenaturalnovaiguacu

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Lugares e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

  1. MYLLENA disse:

    ola eu me chamo myllena sou do ciepp 133 e vou ai na quarta feira to animadaaaaa

    Curtir

  2. Elisangela disse:

    Super recomendo, agora esta seguro, organizado e muito lindo. Vá com disposição e tempo para desfrutar das belezas naturais do parque, um dia sera pouco, com certeza voltará mais vezes. Parabéns a administração.

    Curtir

  3. Pingback: 10 lugares para curtir a natureza no Rio – Horizonte Rural

  4. André Schirmer disse:

    O acesso está tranquilo? Não está havendo problema de violência nas ruas de acesso?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.